segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CRONOLOGIA DE FATOS HISTÓRICOS DE LIMA DUARTE

MÊS DE FEVEREIRO

01 – toma posse como pároco de Lima Duarte, o Padre Luiz Carlos de Paula. (1998)
04 – entra em funcionamento em Lima Duarte, a Rádio Cascavel FM, nome de fantasia da emissora gerida pela Rádio Clube de Lima Duarte, transmitindo na frequência 104,1 MHZ. (1996)
Auguste de Sain Hilaire
07 – nasce em São Domingos da Bocaina, Domício de Paula Nardy, que mais tarde seria ordenado padre e promovido a Monsenhor da Igreja Católica, exercendo as funções de Administrador Diocesano e Vigário Geral da Diocese de Juiz de Fora. (1885)
12 - é inaugurada em Várzea do Brumado a Escola Municipal Aprígio de Paula.(1978)
14 - chega à Fazenda do Tanque, situada no sopé da Serra de Ibitipoca, o botânico francês Auguste de Saint Hilaire.(1822)
14 – Lei Estadual cria o Ginásio de Lima Duarte, atual Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque. (1955)
15 - O Tenente Raymundo Nonato Ferreira, delegado militar, chega à Lima Duarte para apurar casos de abusos praticados pela Delegacia de Polícia.(1929)
16 – chega à Vila de Conceição de Ibitipoca  o sábio e botânico francês Auguste de Saint Hilaire.(1822)
16 – Policiais Militares reprimem com bombas de gás lacrimogênio e extrema violência, a famosa “pelada” no Calçadão de Lima Duarte, em plena quarta-feira de Cinzas. (1999)
17 - um desmoronamento no quilômetro 335, entre a estação de Manejo e a Parada Diocleciano Vasconcelos, destrói boa parte dos trilhos do Ramal da EFCB. O desembarque do MJ é feito durante alguns dias, na estação de Manejo.(1929)
17 - é fundada nessa data a Associção Comunitária Altina Tavares - ACAT.(1978)
19 – Comissão de Policiais do Segundo Batalhão de Polícia Militar de Juiz de Fora, vem a Lima Duarte, colher depoimento de civis a respeito da operação efetuada pela  Polìcia Militar na quarta feira de Cinzas. (1999)
25 - o artista Lamartine Babo e a trupe da Rádio Mayrink Veiga, visitam Lima Duarte, num evento promovido pelo Ribalta Clube.(1937)

25 - O conselho do Patrimônio Cultural de Lima Duarte, tomba a àrvore conhecida como "Sete Cascas", situada na Praça JK. O pedido de tombamento foi feito pelo cidadão Paulo dos Reis Modesto.(2000)
 29 – toma posse em Vila Rica, atual Ouro Preto, o jovem Dom Rodrigo José de Meneses, como Capitão General da capitania de Minas Gerais, o qual posteriormente autorizou o povoamento do Sertão do Rio do Peixe, onde se originou mais tarde o povoado de Rio do Peixe, atual cidade de Lima Duarte. (1780)

Nenhum comentário:

Postar um comentário